Concerto Moderno

ConcertoModernoEnsaio_DSC_0115

ConcertoModerno

O Concerto Moderno é uma orquestra de cordas formada por cerca de 20 jovens instrumentistas da área de Lisboa, com um projeto artístico sólido e ambicioso no campo da música clássica.

Aborda repertórios de muitas épocas, do barroco aos nossos dias, sem ideias feitas e com vontade de descobrir novos caminhos, mesmo nas obras mais frequentemente tocadas.

Em quase todos os concertos há solistas convidados – sempre músicos de reputação internacional – que podem trazer novas perspetivas e ambições sempre renovadas a este coletivo.

De Janeiro a Junho de 2012, o Concerto Moderno deu seis concertos integrados na programação do Teatro Municipal São Luiz.

Em Abril de 2013, participou no Festival Terras Sem Sombra, com um concerto na Igreja Matriz de Almodôvar e fez parte do cartaz dos Dias da Música em Belém, no Centro Cultural de Belém. O Concerto Moderno atuou também em espaços como o Palácio Nacional da Ajuda, Museu Nacional de Arte Antiga, Museu Gulbenkian, o Teatro Nacional de São Carlos e o Palácio Nacional de Queluz.

Em Outubro de 2013, decorreram as gravações de três concertos de Johann Sebastian Bach, com a solista convidada Gwendolyn Masin, a serem editados em CD pelo Jornal i.

A orquestra tocou em Julho de 2014 com o violinista Teimuraz Janikashvili, no Festival Internacional de La Granja, em Espanha.

De Janeiro a Julho de 2015, o Concerto Moderno apresentou a sua temporada no Palácio Nacional da Ajuda, Teatro Municipal São Luiz e Palácio Nacional de Queluz.

Em Julho e Agosto de 2015, o Concerto Moderno participou no Festival Provençal des Orchestres de Jeunes, tocando na Catedral de Aix-en-Provence, no Palais des Eveques (Bourg de Saint Andéol) e na Abadia de Frigolet.

Tocaram com o Concerto Moderno os seguintes solistas: Otto Pereira, Duncan Fox, Gwendolyn Masin, Paulo Gaio Lima, Natalia Tchitch, Jill Lawson, Pavel Gomziakov, Carlos Marín, Daniel Garlitsky, Carla Caramujo, Iddo Bar-Shai, Miguel Jalôto, Marie Chilemme, Tomohiro Hatta e Lev Vinocour.

A Direção Artística do Concerto Moderno está a cargo do maestro César Viana e da violinista Inês Saraiva. O maestro César Viana assume também funções de Direção Musical.

 

facebook/concertomoderno

Share this