13 e 14 de Maio – Masterclasse de Violino com Eliot Lawson

Dias 13 e 14 de Maio, a Escola de Música do Colégio Moderno irá receber o Prof. Eliot Lawson para um fim-de-semana de masterclasse de violino.
Estarão abertas as inscrições para ouvintes, com um limite de 20 vagas por dia, na Escola de Música do Colégio Moderno.
Em breve serão anunciados os horários das atividades de cada dia.

Eliot Lawson, de nacionalidade luso-americana, nasceu no ano de 1978 em Bruxelas.

Em 1989 foi selecionado por Sir Yehudi Menuhin para estudar na sua escola em Londres, mas prosseguiu os seus estudos musicais com L. Souroujon, H. Krebbers, I. Oistrakh, JJ. Kantorow, I. Grubert, P. Vernikov e Nelli Shkolnikova.

Obteve com as maiores distinções os graus de bacharel e mestre no Conservatório de Roterdão, o grau de mestre do conservatório de Bruxelas, o Artist Diploma na Indiana University e o diploma de virtuosity da Scuola di Musica di Fiesole.

Escolhido com mais um colega no meio de 250 outros violinistas, teve a oportunidade de tocar para Lorin Maazel cuja reacção foi «you are a marvelous violinist and a very fine artist».

Participou em vários concursos com sucesso: 1.° Prémio no Jong Talent, no Jong Tenuto 1988, no Concurso De Beriot 1989 e 1996, no Prémio Jovens – RDP 1996 e no Concurso Internacional Dexia 1996; 2.° Prémio do Concurso de Herman Krebbers 1995; 3.° Prémio e o Prémio da Interpretação no Concurso Internacional Julio Cardona 1997 e 2001; finalista no Concurso Vieuxtemps 1998, no Concurso P. Lantier 1999, no Concurso Brahms 1999 e no Maasmond 2002; Prémio do Melhor Semifinalista no Concurso Mozart Internacional 1991, no Concurso Tibor Varga 1998 e no Prémio Vittorio Gui 2002.

Eliot deu vários concertos no mundo inteiro, participou em vários festivais e tocou em salas conhecidas como Singel, a sala Elisabeth, Bozar (Bruxelas), Dias de Musica (Lisboa), Festival de Flandres, Ars Musica, Théatre Varietés (Paris), Théatre Sebastopol (Lilles), Festival de Valónia, Festival de Bretanha, Festival Roussel, Centro Cultural de Belém (Lisboa) , Bruges 2002 Cidade da Cultura  do Festival Europeu, de Doelen (Roterdão), Concertgebouw (Amesterdão), Concertgebouw (Tilburg), Jeunnesses Musicales, Jeugd en Muziek, para a televisão e rádio Portuguesas, para Canvas, Klara, RTBF, Musique 3.

Eliot tocou como solista entre outras com a Orquestra Metropolitana de Lisboa, Orquestra Sinfónica de Sófia, Orquestra de Câmara da Valónia, Orquestra Juvenil da Covilhã, Orquestra Sinfónica de Porto, Euregio Orquestra, Orquestra Sinfónica Flamenga, Orquestra Nacional da Bélgica, Orquestra Sinfónica da Madeira, Orquestra Sinfónica de Lovaina, Orquestra Sinfónica de Bonn, Juventude e Música de Antuérpia, Orquestra Juvenil de Lisboa, Orquestra Gulbenkian, Filarmónica Real de Flandres, Middle Tennesee Symphony, Orquestra do Minho.

Obteve ainda excelentes críticas em revistas de referência, como Diapason, Crescendo, The Strad, Le Monde de Musique, Le Soir.

Eliot Lawson constitui um duo permanente com a sua irmã pianista, Jill e já gravou vários CD para editoras como Cypres, Fuga Libera, Festival Roussel, Brilliant Classics.
É convidado regularmente como professor em masterclasses na Bélgica, em Portugal, em Itália, no Luxemburgo, em França e nos Estados Unidos da América.
É professor assistente no Conservatório de Amsterdão e professor na Universidade do Minho.

Share this