20 e 21 de Maio – Masterclasse de violino com Ilya Grubert

Dias 20 e 21 de Maio, a Escola de Música do Colégio Moderno irá receber o Prof. Ilya Grubert para uma masterclasse de violino.

Estarão abertas as inscrições para participantes e para ouvintes, na Escola de Música do Colégio Moderno.

Em breve serão anunciados os horários das atividades de cada dia.

 


Ilya Grubert, violino

Nascido em Riga, Ilya Grubert começou os seus estudos na Escola de Música E. Darzin. Considerado um aluno de excelência, aos 14 anos passa a ter aulas primeiro com os professores Yuri Yankelevich e Zinaida Gilels e, mais tarde, com Leonid Kogan no Conservatório de Moscovo.

O reconhecimento internacional vem com o prémio Helsinki Sibelius, em 1975. Ganhou ainda o 1º Prémio nas competições Genova Paganini e Moscow Tchaikovsky em 1978.

Daí teve início uma carreira de sucesso, tendo sido solista com orquestras como a Filarmónica de Moscovo, a Filarmónica de S.Petersburgo, a Orquestra Nacional Russa, a Orquestra Staatskapelle de Dresden, a Filarmónica de Amsterdão e a de Helsínquia.

Trabalhou com maestros como: Gennady Rozhdestevensky, Maxim Shostakovich, Yoel Levi, Voldemar Nelson, Jaap van Zweden e Mariss Jansons.

Tocou nos Estados Unidos, Canadá, Austrália e em vários países europeus. Gravou para as grandes editoras musicais um extenso repertório que inclui concertos de Sibelius, Tchaikovsky e Bruch, além de todo o repertório para violino de Prokofiev. A sua interpretação dos concertos de Sibelius e Bruch valeu-lhe o Prémio Golden Tuning Fork.

O seu último trabalho com a editora Naxos, a gravação de peças para violino de Ernst que inclui o Concertino, Rondo Papageno e a Fantasia Othello, na sua versão original para orquestra, é algo inédito e nunca antes gravado.

Atualmente, Ilya Grubert vive na Holanda e dá aulas no Conservatório de Amsterdão.

Toca num violino de 1740, construído por Petro Guarneri (Veneza), e que pertenceu a Wieniawski.

Share this