docente, violino

Inês Saraiva

Iniciou o estudo de violino aos 5 anos de idade com a professora Leonor Prado. Posteriormente ingressou no Conservatório Nacional de Música onde concluiu o Curso Geral de Violino na classe do professor Manuel Gomes.

Em 1992, foi admitida na Escola Superior de Música de Lisboa, tendo como professores António Anjos, em violino, e Olga Prats, em Música de Câmara.

Enquanto bolseira do programa europeu de intercâmbio de alunos, frequentou a Escola Superior de Música de Malmö, na Suécia, onde estudou com a professora Jennifer Wolf.

Em 1994 obtém o grau de Bacharel, prosseguindo os estudos na Northwestern University, da qual foi bolseira, na classe de Gerardo Ribeiro.

Nesta universidade foi também aluna de Victor Yampolsky, Blair Milton, Richard Young, Betty Haag, Quarteto Vermeer e Quarteto da Orquestra Filarmónica de Berlim, entre outros.

Foi ainda assistente da classe de pedagogia da professora Stacia Spencer. Concluiu o Mestrado de Violin Performance em 1999.

Colabora regularmente com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Gulbenkian e Orquestra Metropolitana de Lisboa.

Desde 1997 que se dedica ao ensino, nomeadamente na Roosevelt University of Chicago onde estudou pedagogia Suzuki, enquanto assistente da professora Betty Haag.

Entre 2000 e 2012 lecionou nas escolas da Metropolitana, constituindo a orquestra Pequenos Violinos da Metropolitana, da qual foi diretora artística, tendo assumindo mais tarde a coordenação pedagógica do projeto de ensino integrado de música na Casa Pia de Lisboa.

Fundou em 2011 a orquestra Concerto Moderno onde assume, juntamente com o Maestro César Viana, a direção artística do projeto.

É desde setembro de 2011 professora de violino na Escola de Música do Colégio Moderno.

Atualmente é diretora artística da Escola de Música do Colégio Moderno.

Share this