docente, piano

Jill Lawson

Pianista de nacionalidade luso-americana, nasceu no México em 1974 e cresceu na Bélgica, residindo atualmente em Portugal.

Entre os numerosos prémios e distinções que obteve em competições nacionais e internacionais, destacam-se o 2.º prémio no concurso internacional de piano «Vianna da Motta», a presença na final da «Classical Fellowship Awards» da American Pianists Association e o 4.º prémio no «Concurso Internacional Schubert» em Dortmund.

Como solista, deu recitais e tocou com inúmeras orquestras de renome na Europa, América e Ásia, mantendo simultaneamente uma intensa actividade no domínio da música de câmara. Juntamente com seu irmão Eliot, violinista, forma o Duo Lawson & Lawson,
e trabalha ainda com diversos cantores regularmente.

É docente na Escola Superior de Artes Aplicadas em Castelo Branco, onde leciona os cursos de Piano e Repertório para cantores.

Jill iniciou os seus estudos de piano aos 8 anos de idade em Antuérpia, tendo sucessivamente obtido as mais elevadas classificações e distinções em prestigiadas escolas como o Conservatório Real da Flandres, a Chapelle Musicale Reine Elisabeth em Waterloo e o Conservatório de Amsterdão, onde estudou com Jan Wijn.

No Peabody Institute, em Baltimore, onde recebeu aulas de Leon Fleisher e Ellen Mack, obteve o Diploma de Pós-Graduação em Piano, em 2000, e o Mestrado em Música de Câmara, em 2004.

Fez vários cursos de aperfeiçoamento com Dimitri Bashkirov, Gyorgy Sebok, Maria Tipo
e Maria João Pires, entre outros. Colaborou no documentário, que se realizou em 2001 durante um workshop de Maria João Pires em Belgais.

A acrescentar ao conjunto de CD’s já editados, foi lançado em 2013 a gravação das sonatas completas de Hindemith para violino e piano para a Brilliant Classics.

Share this