docente, piano

Joana Ballmann

Nasceu na Alemanha e iniciou os seus estudos de piano aos 5 anos de idade na Escola de Música da Orquestra Metropolitana de Lisboa, com as professoras Savka Konjikusic e Sofia Vinogradova.

Em 2006 obteve o curso complementar de piano na Escola de Música do Conservatório Nacional com a professora Anne Kaasa, tendo frequentado simultaneamente o curso de Ballet Clássico na Escola de Dança do Conservatório Nacional.

Em 2006 foi admitida na Hochschule für Musik und Tanz Köln, em Colónia – Alemanha, terminando em 2011 a sua licenciatura de Piano Pedagogia e Performance, com distinção, na classe do professor Arbo Valdma.

Na mesma cidade, lecionou na Rheinische Musikschule.

Em 2011 regressou a Portugal e ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, frequentando o mestrado de Piano Performance, com o professor Paulo Álvares.

Aperfeiçoou os seus estudos musicais em master classes com diversos pianistas nacionais e internacionais, tais como Artur Pizarro, Vitaly Margulis, Vladimir Viardo, Oxana Yablonskaya, Luiz de Moura Castro, Cristina Ortiz, Eduardo Monteiro, Fany Solter, Paul Rivinius, Sheila Arnold, Jun Kanno, Fausto Neves, entre outros, e ainda no campo da música de câmara, com os professores Anthony Spiri, Cristian Beldi, Daniel Schvetz e Anna Tomasik.

Foi ainda premiada com diversas bolsas, nomeadamente da Fundação Rotária Portuguesa, dos Amigos da Música de São Lourenço, e ainda do estado de São Paulo – Brasil, com a participação no Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, em 2011.

Conta também com algumas gravações para a rádio Antena 2.

Atualmente é docente na Escola de Música do Colégio Moderno e na Escola Alemã de Lisboa, mantendo a sua carreira de pianista a solo e em música de câmara em Portugal, na Alemanha e no Brasil.

Share this