docente, violoncelo

João Matos

Nasceu em Lisboa em 1991. Iniciou os seus estudos em violoncelo com 10 anos de idade, na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo, em Linda-a-Velha. Sob a orientação do Professor Andrzej Michalczyk, terminou o oitavo grau, em Julho de 2009, com classificação máxima.

Frequentou vários cursos de aperfeiçoamento com figuras como Paulo Gaio Lima, Levon Mouradian, Xavier Gagnepain, Nathaniel Rosen, Pavel Gomziakov, François Guye, Jeroen Reuling, Pieter Wispelwey, Denis Severin, Jérôme Pernoo, Márcio Carneiro, Frans Helmerson, Amit Peled, Bruno Cocset, Maria de Macedo, Claudio Bohórquez e, em música de câmara, com François Guye, Pedro Neves, Alexei Eremine, Christoph Schiller, Paul Wakabayashi, Jean-Jacques Balet, Gábor Takács- Nagy, Trio Gryphon, Lorenzo Coppola, Antoine Marguier e o Quarteto Mosaïque.

Tendo ficado em segundo lugar no Concurso Marília Rocha em Vila do Conde, alcançou a mesma posição no Festival Musicaldas, no concurso Jovens Intérpretes. Foi selecionado por concurso nacional para tocar nas “Lições de Bach”, no âmbito do festival Dias da Música no CCB. Em 2009, ficou em terceiro lugar no Prémio Jovens Músicos (solista, nível médio).

Foi membro da Orquestra Sinfónica Juvenil e colaborou com orquestras como a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orchestre de la Suisse Romande, a Orquestra Sinfónica Portuguesa, entre outras. Trabalhou com maestros como Charles Dutoit, Sir Mark Elder, John Fiore, Michael Zilm, Evgeny Bushkov, Jean-Marc Burfin, Jean- Sébastien Béreau, Gilbert Varga, Mikhail Agrest, Theodor Guschlbauer, Pedro Neves, Cesário Costa, Joana Carneiro, Kazuki Yamada e Gábor Takács-Nagy.

Em 2013, terminou a licenciatura em Instrumentista de Orquestra na classe do professor Paulo Gaio Lima, na Academia Superior de Orquestra Metropolitana. Terminou em 2015 o Mestrado em Interpretação Musical – Concerto, na Haute Ecole de Musique de Genebra, sob a orientação do Professor François Guye. Actualmente, frequenta o mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa.

Desenvolve a atividade de docente na Escola de Música do Colégio Moderno e na Escola de Música Nossa Senhora do Cabo.

Share this