docente

Luís Machado

Estudou na Royal Academy of Music de Londres, onde concluiu com Mérito um Master of Arts in Piano Performance.

Tem-se apresentado ao piano em diversas salas de concerto em Portugal, na Alemanha e no Reino Unido, destacando-se o Royal Festival Hall (Chesfield Room) e a National Gallery em Londres, e o Teatro Maria Matos em Lisboa.

Participou em vários festivais nacionais e internacionais, entre os quais o Forum Neue Musik 2009 em Colónia, o Park Lane Group Young Composers 2009 e o Spitalfields Music 2011 em Londres, e o evento 100Cage de celebração do centenário do nascimento do compositor americano John Cage, em 2012, em Lisboa.

Gravou ainda ao vivo para a rádio pública alemã Deutschlandfunk e para a RTP nas séries de Concertos Antena 2.

No mundo da música contemporânea os seus projetos passados incluem a estreia de obras de Paulo Álvares, Joseph Davies, Ivor Bonnici e Tansy Davies, apresentações regulares com o Azalea Ensemble no Reino Unido, e ter sido membro fundador do ensemble multi-instrumental e de improvisação MOOT, sedeado em Londres.

A sua paixão pela música de câmara tem-no levado a explorar um repertório ecléctico de várias épocas em diversas formações, e a convite do pianista Nuno Vieira de Almeida tem colaborado regularmente em duo com os finalistas do curso de Canto da Escola Superior de Música de Lisboa.

Iniciou os seus estudos musicais no Instituto Gregoriano de Lisboa com Maria de Fátima Fraga e Eurico Rosado. Foi também aluno particular do pianista António Toscano durante vários anos, após os quais ingressou na ESART para estudar a nível superior com Caio Pagano, discípulo de Conrad Hansen e Magda Tagliaferro.

Durante os seus estudos na ESART, recebeu todos os prémios e troféus da instituição, incluindo a Bolsa de Mérito do Instituto Politécnico de Castelo Branco, o Troféu de Mérito para melhor aluno de instrumento em cada ano, e o Prémio de Mérito Ensino Magazine para melhor média final de licenciatura.

Na Royal Academy of Music estudou piano com Daniel-Ben Pienaar e música de câmara com Andrew West, e obteve a melhor classificação final na componente teórica do mestrado.

Teve a oportunidade de se aperfeiçoar com músicos tais como Paul Badura-Skoda, Christopher Elton, Pascal Devoyon, Ian Fountain, Luiz de Moura Castro, Vitaly Margulis, Roy Howat, Susan McCulloch, e Sarah Walker, entre outros, o que lhe permitiu incorporar de forma crítica no seu vocabulário musical várias tradições e abordagens distintas à performance.

É, desde setembro de 2013, professor de piano na Escola de Música do Colégio Moderno.

Share this