docente, formação musical

Tiago Cabrita

Licenciou-se em 2010 em Composição na Escola Superior de Música de Lisboa onde foi orientado por João Madureira, Luís Tinoco e Carlos Marecos.

Concluiu, em 2013, o Mestrado em Música (Composição) com orientação de António Pinho Vargas e Carlos Marecos com a Tese “Ressonância(s): Processos de Escrita Musical”.

Frequentou masterclasses de Composição com Emmanuel Nunes, Marc-André Dalbavie, Peter Hamel e Ertugrul Sevsay.

A sua obra “Quasi una Maré” recebeu o 1º Prémio no Concurso Internacional de Jovens Compositores da Cidade de Portimão.

Participou no 8.º Workshop para Jovens Compositores da Orquestra Gulbenkian com a peça “Retorno”, dirigida por Joana Carneiro, e no Festival Música Viva, da MisoMusic Portugal, com a peça “Sopro da Alma” para Flauta e Eletrónica.

Contou com a Encomenda da peça “Anticlockwise” para Violino Solo (Nível Superior) pelo Prémio Jovens Músicos/RTP-Antena 2.

Em 2012 estreia a Ópera curta “A Vida Inteira”, com libreto de António Carlos Cortez, a partir de um poema de Ruy Belo, que foi dirigida por João Paulo Santos e encenada por Luis Miguel Cintra, no Teatro Nacional de S.Carlos.

Em 2013 a peça “Do Outro Lado do Espelho” foi estreada em Friburg, Suiça pelo Duo Pianissimo e em 2014 “Uma vez que já tudo se perdeu” para Coro e Orquestra de Cordas (poema de Ruy Belo), com a Sinfonietta de Lisboa, o Coro Ricercare e o Maestro Vasco Pearce de Avezedo.

Em 2015 estreia no Festival Ao Largo o primeiro ato da Ópera “O Deus do Vulcão” – libreto de António Pacheco (segundo uma história de F. Barata), primeira Ópera a fundir o Gamelão de Java com música ocidental – que contou com elementos da Orquestra Sinfónica Portuguesa, o Coro do Teatro Nacional de S. Carlos, o Yogistragong e a direção de Osvaldo Ferreira.

Integra o Yogistragong, Orquestra de Gamelão (música tradicional indonésia) com o qual tem realizado diversos concertos desde 2010, dirigido por Elizabeth Davis.

Leciona no Colégio Moderno desde 2007 e na Escola de Música do Colégio Moderno desde a sua fundação, em 2012.

Share this