Regulamento

Regulamento da Escola de Música do Colégio Moderno

 

Breve introdução

A Escola de Música do Colégio Moderno nasceu em Setembro de 2012, concretizando um velho sonho do Colégio de dar à música toda a sua importância.

Dirigida pela Professora Inês Saraiva e pelo Maestro César Viana, duas referências no meio musical português, a Escola conta com um leque de professores de grande qualidade, aos quais se juntaram os professores de música do Colégio.

Inicialmente vocacionada para o ensino de instrumentos de corda — violino, viola e violoncelo— a Escola aposta também no ensino do piano, tendo como professora coordenadora dos professores deste instrumento a pianista Jill Lawson.

A Escola de Música do Colégio Moderno desenvolve ao longo do ano vários projetos e workshops, com a participação de músicos nacionais e internacionais, e está aberta a todos os jovens, de todas as escolas, a partir dos 3 anos.

Instrumentos lecionados

  • Violino
  • Viola de Arco
  • Violoncelo
  • Piano

 

 

Estrutura e organização dos Cursos

Curso Preparatório: Violino, Viola, Violoncelo
  • Destinado a alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (pré-escolar)
  • Aula Individual de Instrumento — 2X30 minutos por semana
  • Aula de Conjunto quinzenal — 30 minutos
  • Mensalidade: 145 €
Curso preparatório: Piano
  • Destinado a alunos com idades compreendidas entre os 3 e os 6 anos (pré-escolar).
  • Aula Individual de Instrumento— 2X30minutos por semana.
  • Mensalidade: 115€
Curso de iniciação: Violino, viola, violoncelo e piano
  • Destinado a alunos com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos (1.º ciclo).
  • 4 níveis de aprendizagem.
  • Aula Individual de Instrumento— 2X30 minutos ou 1X60 minutos por semana.
  • Aula de Iniciação Musical—1X60 minutos por semana (prática coletiva).
  • Aula de Coro— 1X60 minutos por semana (prática coletiva).**
  • Aula de Conjunto quinzenal para os alunos de instrumentos de cordas*
  • Mensalidade: 165€

* Aulas realizadas aos sábados de manhã— destinadas a alunos de Violino, Viola e Violoncelo.
** Disciplina opcional para os alunos dos Instrumentos de Cordas, a partir do 3.º grau

Curso Geral: Violino, viola, violoncelo e piano
  • Destinado a alunos com mais de 9 anos de idade (2.º e 3.º ciclo)
  • 5 graus de aprendizagem
  • Aula Individual de Instrumento — 1X60 minutos por semana
  • Aula de Formação Musical — 1X90 minutos por semana (teórica coletiva)
  • Aula de Coro— 1X60 minutos por semana (prática coletiva).**
  • Aula de Orquestra — 1X120 minutos por semana (prática coletiva).***
  • Aula de Conjunto— quinzenal.*
  • Mensalidade: 175 €

* Aulas realizadas aos sábados de manhã— destinadas a alunos de Violino, Viola e Violoncelo.
** Disciplina opcional para os alunos dos Instrumentos de Cordas, a partir do 3.º grau
*** Aula destinada aos alunos de Violino, viola e violoncelo.

Curso Complementar
  • Destinado a alunos com mais de 14 anos de idade (ensino secundário).
  • 3 graus de aprendizagem.
  • Aula de Instrumento— 1X60 minutos por semana
  • Aula de Formação Musical— 1X90 minutos por semana (teórica coletiva).
  • Aula de Música de Câmara — 1X60 minutos por semana (prática coletiva).
  • Aula de Análise Musical— 1X90 minutos por semana (teórica coletiva)
  • Aula de História da Música — 1X90 minutos por semana  (Teórica Coletiva)
  • Aula de Orquestra (1X120 minutos por semana (prática coletiva).
  • Aula de conjunto quinzenal.*
  • Mensalidade: 205 €

* Aulas realizadas aos sábados de manhã — destinadas a alunos de Violino, Viola e Violoncelo.

Curso Livre
  • Destinado a todos os alunos com mais de 14 anos de idade.
  • Aula individual de instrumento— 1X60 minutos por semana.
  • Mensalidade: 115€
  • Opção de Aula de Conjunto: 35 €

Independentemente do nível frequentado, as aulas de instrumento são de uma hora semanal, podendo repartir-se por dois blocos de 30 minutos.

Qualquer que seja o curso frequentado, é obrigatória a aprovação a todas as disciplinas.

Transferências de curso ou desistências só podem ser efectuadas até ao final do primeiro período.

O calendário escolar está de acordo com as definições de períodos letivos definidos pelo Ministério da Educação.

Nos períodos de interrupção escolar —  férias ou feriados estabelecidos por lei  — a Escola de Música encontra-se fechada.

Os alunos externos candidatos aos cursos Geral e Complementar têm de fazer prova de instrumento e Formação Musical.


Comunicação família/escola

As circulares, comunicações escritas formais e a faturação serão recebidas pelo Encarregado de Educação no e-mail que disponibilizaram aquando da matrícula do aluno. Neste sentido, adverte-se para a necessidade de consulta regular das contas de e-mail.

Todas as comunicações dos Encarregados de Educação com a Escola devem ser feitas através do seguinte e-mail:
escolademusica [at] colegiomoderno.pt

Caderneta do Aluno

A caderneta do aluno é de uso diário obrigatório para todos os alunos até ao 9.º ano de escolaridade, inclusive. Sendo a caderneta um meio de comunicação privilegiado entre os Professores e os Encarregados de Educação, sublinha-se a importância da sua consulta regular.

No início do ano lectivo, cada aluno recebe uma caderneta escolar que será intransmissível.

A caderneta do aluno deve ser prontamente exibida, em bom estado de conservação, quando solicitada por qualquer Professor. Em caso de perda ou deterioração,  o aluno deve informar o Coordenador de Ano e, depois de autorizado, adquirir, sem demora, um novo exemplar. A não apresentação da caderneta deve ser sancionada com uma falta de material.

Atendimento aos encarregados de Educação

O pedido de reunião com a direção pedagógica terá de ser formalizado por e-mail. Os pais poderão ser recebidos pela Diretora Artística, Professora Inês Saraiva, sendo o pedido formalizado por e-mail para o seguinte endereço:
escolademusica [at] colegiomoderno.pt

A Diretora Executiva e Pedagógica, Dr.ª Isabel Soares, poderá convocar os Encarregados de Educação, sempre que entenda necessário e a situação o exija.

Cartão de Aluno

No início de cada ano lectivo, cada aluno receberá um cartão magnético de identificação pessoal que deve trazer sempre consigo e apresentar à entrada e à saída da Escola de Música.

O cartão do aluno deve manter-se em bom estado de conservação e em caso de perda ou deterioração, o aluno deve adquirir um novo exemplar, sendo cobrados cinco euros pela emissão da segunda via.

Material Escolar

O aluno deverá trazer sempre os materiais pedidos pelos Professores, sejam eles partituras, instrumentos ou outros. No caso das aulas de instrumento, é obrigatória a apresentação do mesmo. A sua falta impede a realização da aula, tendo como consequência a marcação de falta de presença.

Secretaria

Os serviços administrativos da Escola de Música funcionam na Secretaria com o seguinte horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

No período de renovação de matrículas, o horário de atendimento é das 8h00 às 13h00 e das 14h30 às 17h30, de segunda a sexta-feira.


Assiduidade

O dever de assiduidade dos alunos, contemplado nos normativos do Ministério da Educação, implica quer a presença e a pontualidade na sala de aula e/ou outros locais onde se realiza o trabalho escolar, quer uma atitude empenhada e um comportamento adequado à situação de ensino-aprendizagem.

Falta de Presença

É considerada falta de presença a não comparência do aluno a uma aula ou outra atividade de frequência obrigatória (concertos ou ensaios).

As faltas são registadas pelo Professor ou Coordenadores de Classe nos suportes administrativos adequados.

Faltas de Atraso

Caso o aluno se atrase mais do que o tempo correspondente a metade de uma aula, poderá ser marcada uma falta de presença.

Falta disciplinar

Considera-se falta disciplinar qualquer atitude ou ou comportamento do aluno que perturbe o funcionamento das atividades escolares e atente contra as normas do presente regulamento.

Na sala de aula, compete ao Professor advertir o aluno, registar a respectiva falta e dar conhecimento , por escrito, da situação à Direção da Escola de Música.

Em situações consideradas graves, a Direção da Escola de Música avalia e decide das sanções a aplicar.

Justificação de faltas

As faltas dos alunos têm sempre que ser justificadas pelo Encarregado de Educação nas cadernetas, acompanhadas pelos elementos comprovativos adicionais entendidos como necessários à justificação da falta.

O pedido de justificação de falta é entregue ao Coordenador de Ano, e deve ser apresentado previamente, sendo o motivo previsível, ou, nos restantes casos, até ao 3.º dia útil subsequente à verificação da mesma.

Quando não for apresentada justificação ou quando a mesma não for aceite, a situação será comunicada aos Encarregados de Educação.

Faltas injustificadas

São consideradas injustificadas as faltas que não tenham sido objecto de justificação, aquelas cuja justificação não tenha sido aceite e/ou tenha sido entregue fora do prazo.

O limite de faltas injustificadas — um terço das horas obrigatórias por período lectivo — poderá ter como consequência a não participação em concertos e outras atividades colectivas ou, no caso das aulas de instrumento, a retenção no nível de ensino que o aluno frequente.

Aulas de substituição

Em nenhum dos casos anteriormente mencionados, seja a falta justificada ou não, haverá direito a substituição obrigatória de aula.

No caso da falta ser dada pelo Professor, a reposição é obrigatória e será agendada pelo próprio.


Avaliação

A avaliação é entendida como um processo integrado no ciclo de ensino-aprendizagem, incluindo um conjunto de procedimentos que, para além da certificação, se constitui como estratégia de apoio e promoção das aprendizagens.

Finalidades da Avaliação

São finalidades da avaliação:

  • Promover o sucesso educativo através do esforço e do êxito, do reajuste dos projetos individuais de trabalho e do superar das dificuldades.
  • Regular o ciclo de ensino-aprendizagem, apoiando o processo educativo de modo a sustentar o sucesso de todos os alunos.
  • Construir competências no domínio da responsabilidade e da autonomia do aluno no seu percurso de aprendizagem.
  • Certificar as diferentes competências adquiridas nos diferentes ciclos de estudo.
  • Contribuir para a melhoria da qualidade do processo educativo, possibilitando tomadas de decisões para o seu aperfeiçoamento, promovendo uma maior confiança social do seu funcionamento.
Referencial de Avaliação

O processo avaliativo é sistemático e contínuo, promovendo o cumprimento dos objectivos curriculares previamente definidos.

O aluno é informado, em cada disciplina ou área curricular, das competências a desenvolver e do referencial de avaliação.

Situações formais de avaliação

Com base nos referenciais de avaliação, no sentido de uniformizar os padrões de exigência e fomentar a aferição do processo de ensino-aprendizagem, os alunos são avaliados de acordo com os seguintes parâmetros:

Aulas de instrumento
  • Assiduidade
  • Pontualidade
  • Preparação para a aula (estudo em casa)
  • Qualidade das apresentações nos concertos e nas audições
  • Atitude do aluno no momento de aula
  • Cumprimento do aluno em função do programa estabelecido para cada um dos anos de ensino.
Aulas teóricas
  • Assiduidade
  • Pontualidade
  • Comportamento no espaço de aula
  • Preparação para aula
  • Prestação do aluno nas provas escritas e orais
  • Atitude do aluno no momento de aula
Classe de conjunto
  • Assiduidade
  • Pontualidade
  • Preparação para a aula
  • Qualidade da execução em todas as músicas do repertório previsto
  • Comportamento no espaço de aula
  • Atitude do aluno no momento de aula
  • Contributo individual para a evolução artística da classe
  • Prestação dos alunos em momentos performativos
Aulas de coro
  • Assiduidade
  • Pontualidade
  • Preparação para as aulas
  • Comportamento
  • Atitude
  • Prestação dos alunos em momentos performativos
Regimes de Avaliação

A avaliação difere consoante o curso frequentado pelo aluno.

Cursos preparatório e de iniciação
  • a avaliação é qualitativa (não satisfaz, satisfaz menos, satisfaz, satisfaz mais, bom menos, bom, bom mais, muito bom)
Cursos geral e complementar
  • A avaliação é quantitativa (funciona de acordo com a escala de zero a vinte)
  • Nestes oito anos de aprendizagem, os alunos terão de realizar uma prova ou exame final do ano.
  • No 1.º, 3.º, 4.º, 6.º e 7.º anos, os alunos terão de realizar uma prova final de instrumento e de formação musical cujo peso será equivalente a 33% da nota final do ano.
  • No 2.º, 5.º e 8.º anos, os alunos terão de realizar uma exame final de instrumento e de formação musical, exame esse que representa 50% da nota final do ano.
  • O repertório preparado pelos alunos para estes momentos de avaliação deverá estar articulado com o programa em vigor para o nível em que o aluno se insere.
  • Os alunos deverão consultar previamente o programa de cada um dos instrumentos.
  • O não cumprimento do repertório adequado a cada um dos níveis poderá resultar, no limite, na reprovação do aluno.
Condições de transição

Os alunos transitarão automaticamente desde que cumpram o regime anteriormente descrito, tendo aproveitamento a todas as disciplinas que frequentam.

Quando proposta pelo Professor até ao final do primeiro período,  e após uma avaliação por parte da Direção Pedagógica, os alunos poderão mudar de nível mais adequado às suas competências, desde que se trate de uma ano sem exame final.


Seguro Escolar

  • Todos os alunos da Escola de Música estão cobertos por um seguro escolar.
  • Em caso de acidente são transportados ao Hospital de Santa Maria, por um funcionário da Escola, para observação médica, contactando-se logo que possível o Encarregado de Educação.
  • Salienta-se que é fundamental estarem atualizados, no Boletim de Inscrição do aluno, todos os telefones do Encarregado de Educação, para onde seja possível comunicar em caso de urgência.
  • Sempre que haja alguma alteração de morada ou telefone, esta deverá ser imediatamente participada aos serviços competentes da Escola.
  • Sublinha-se que a ativação do seguro escolar só se concretiza em situações acontecidas no espaço escolar e comunicadas, no momento, à Escola.

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