Regulamento

Regulamento da Escola de Música do Colégio Moderno

 

Breve introdução

A Escola de Música do Colégio Moderno nasceu em Setembro de 2012, concretizando um velho sonho do Colégio de dar à música toda a sua importância.

Dirigida pela Professora Inês Saraiva e pelo Maestro César Viana, duas referências no meio musical português, a Escola conta com um leque de professores de grande qualidade, aos quais se juntaram os professores de música do Colégio.

Inicialmente vocacionada para o ensino de instrumentos de corda — violino, viola e violoncelo— a Escola aposta também no ensino do piano, tendo como professora coordenadora dos professores deste instrumento a pianista Jill Lawson.

A Escola de Música do Colégio Moderno desenvolve ao longo do ano vários projetos e workshops, com a participação de músicos nacionais e internacionais, e está aberta a todos os jovens, de todas as escolas, a partir dos 3 anos.

Instrumentos lecionados

  • Violino
  • Viola de Arco
  • Violoncelo
  • Piano

 

 

Estrutura e organização dos Cursos

Curso Preparatório: Violino, Viola, Violoncelo
Curso preparatório: Piano
Curso de iniciação: Violino, viola, violoncelo e piano
Curso Geral: Violino, viola, violoncelo e piano
Curso Complementar
Curso Livre

Independentemente do nível frequentado, as aulas de instrumento são de uma hora semanal, podendo repartir-se por dois blocos de 30 minutos.

Qualquer que seja o curso frequentado, é obrigatória a aprovação a todas as disciplinas.

Transferências de curso ou desistências só podem ser efectuadas até ao final do primeiro período.

O calendário escolar está de acordo com as definições de períodos letivos definidos pelo Ministério da Educação.

Nos períodos de interrupção escolar —  férias ou feriados estabelecidos por lei  — a Escola de Música encontra-se fechada.

Os alunos externos candidatos aos cursos Geral e Complementar têm de fazer prova de instrumento e Formação Musical.


Comunicação família/escola

As circulares, comunicações escritas formais e a faturação serão recebidas pelo Encarregado de Educação no e-mail que disponibilizaram aquando da matrícula do aluno. Neste sentido, adverte-se para a necessidade de consulta regular das contas de e-mail.

Todas as comunicações dos Encarregados de Educação com a Escola devem ser feitas através do seguinte e-mail:
escolademusica [at] colegiomoderno.pt

Caderneta do Aluno
Atendimento aos encarregados de Educação
Cartão de Aluno
Material Escolar
Secretaria

Assiduidade

O dever de assiduidade dos alunos, contemplado nos normativos do Ministério da Educação, implica quer a presença e a pontualidade na sala de aula e/ou outros locais onde se realiza o trabalho escolar, quer uma atitude empenhada e um comportamento adequado à situação de ensino-aprendizagem.

Falta de Presença
Faltas de Atraso
Falta disciplinar
Justificação de faltas
Faltas injustificadas
Aulas de substituição

Avaliação

A avaliação é entendida como um processo integrado no ciclo de ensino-aprendizagem, incluindo um conjunto de procedimentos que, para além da certificação, se constitui como estratégia de apoio e promoção das aprendizagens.

Finalidades da Avaliação
Referencial de Avaliação
Situações formais de avaliação
Aulas de instrumento
Aulas teóricas
Classe de conjunto
Aulas de coro
Regimes de Avaliação
Cursos preparatório e de iniciação
Cursos geral e complementar
Condições de transição

Seguro Escolar

  • Todos os alunos da Escola de Música estão cobertos por um seguro escolar.
  • Em caso de acidente são transportados ao Hospital de Santa Maria, por um funcionário da Escola, para observação médica, contactando-se logo que possível o Encarregado de Educação.
  • Salienta-se que é fundamental estarem atualizados, no Boletim de Inscrição do aluno, todos os telefones do Encarregado de Educação, para onde seja possível comunicar em caso de urgência.
  • Sempre que haja alguma alteração de morada ou telefone, esta deverá ser imediatamente participada aos serviços competentes da Escola.
  • Sublinha-se que a ativação do seguro escolar só se concretiza em situações acontecidas no espaço escolar e comunicadas, no momento, à Escola.

Share this