Violinos do Moderno

violinosmoderno_CAB3484

violinos do moderno

 

É um ensemble  de 70 jovens estudantes de violino, com idades compreendidas entre os 3 e os 20 anos, que pertencem à Escola de Música do Colégio Moderno, de Lisboa, Portugal.

Estes alunos, para além das tradicionais aulas individuais de instrumento, preparam em conjunto um vasto e diferenciado reportório que apresentam ao longo do ano em diferentes concertos.

O grupo poderá dividir-se em formações mais pequenas consoante as solicitações de concertos ou de programas a apresentar.

Foi assim, que ao longo dos anos, os alunos deste projeto já se apresentaram nas salas mais emblemáticas portuguesas, como a Fundação Calouste Gulbenkian, Teatro Nacional de S. Carlos, Casa da Música, Centro Cultural de Belém, Panteão Nacional, Basílica da Estrela, bem como em variadas tournées e masterclasses no estrangeiro.

Entre estas destacam-se os concertos no Orchestra Hall de Chicago, em várias salas de Oslo, na Noruega, no Aberdeen International Youth Festival – Escócia, no Brasil, na Irlanda e na Suíça.

Em 2014, deslocaram-se a Itália, onde participaram no Festival de Orchestre Giovanilli e, em Julho de 2015 no Festival Provençal de Orquestras de Jovens no sul de França.

Estes jovens violinistas têm sido uma presença constante no festival de música mais importante de Portugal – Dias da Música em Belém.

Os alunos formados nesta escola frequentam atualmente as melhores escolas de música europeias.

O seu reportório abrange obras desde o período barroco até aos nossos dias.

A direção artística deste ensemble e da Escola de Música do Colégio Moderno está a cargo da violinista Inês Saraiva.

Share this