Daniela Teixeira Fernandes iniciou os seus estudos musicais em 2004, no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, na classe da professora Elisabete Costa. Mais tarde, em 2012, ingressou na classe da professora Isabel Lima.

Em 2009 obteve o 1.° prémio na categoria D do Concurso Interno de Piano do Conservatório de Braga. Em 2011 obteve novamente o 1.° prémio, no mesmo concurso, na categoria C.

Em 2016 concluiu o 8.° Grau, com atribuição de Prémios de Mérito, académico e musical, pelas classificações obtidas no Secundário de Música do Conservatório de Braga.

Ainda em 2016, ingressou na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco, na classe da professora Luísa Tender, continuando os seus estudos em 2020 na classe da professora Jill Lawson.

No mesmo ano, concluiu a Licenciatura em Música – Variante de Instrumento, e ingressou no Mestrado em Ensino de Música – Instrumento e Música de Conjunto, na mesma instituição.

Em 2022 concluiu o Mestrado em Ensino de Música, na Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco.

Ao longo do seu percurso académico, teve oportunidade de trabalhar com músicos como Marco Fatichenti, Miguel Campinho, Luís Pipa, Paulo Oliveira, Luísa Tender, Marta Menezes, Mário Laginha, Miguel Borges Coelho, João Bettencourt da Câmara e Luís Filipe Sá.

Em 2015, participou na primeira edição do “Piano Festival & Masterclasses” da EPTA (European Piano Teachers Association), em Ponte de Lima.

Participou também no festival “PianoPorto 2017”, tendo oportunidade de tocar no Teatro Sá da Bandeira.

Em 2021, em colaboração com a Sinfonietta de Braga, participou como pianista no concerto “Ópera no Lago”, em Braga.

Como professora de piano, lecionou na Academia de Música Orquestra Típica Albicastrense, em Castelo Branco, no ano letivo 2017/2018. Simultaneamente, trabalhou como pianista acompanhadora no Conservatório Regional de Castelo Branco.

É, desde 2021, professora de piano e pianista acompanhadora na Escola de Música do Colégio Moderno, em Lisboa.