Luís Bastos Machado é pianista, professor de piano na Escola de Música do Colégio Moderno e investigador no Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical (CESEM). Tendo previamente concluído um mestrado em Piano Performance na prestigiada Royal Academy of Music de Londres, encontra-se na fase final de um doutoramento em musicologia histórica na Universidade NOVA—Faculdade de Ciências Sociais e Humanas sob a orientação do Professor Doutor Paulo Ferreira de Castro, um projecto para o qual obteve uma bolsa da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
Como pianista, tem actuado como solista, em música de câmara e com orquestra em Portugal, Reino Unido e Alemanha, participou em vários festivais nacionais e internacionais e gravou para a Antena 2 e para a rádio pública alemã Deutschlandfunk. Estudou com António Toscano, Eurico Rosado, Caio Pagano, Paulo Álvares e Daniel-Ben Pienaar. Fez cursos de aperfeiçoamento em piano com Paul Badura-Skoda, Vitaly Margulis, Christopher Elton, Ian Fountain, Pascal Devoyon, entre outros, e música de câmara com Andrew West, Susan McCulloch e Sarah Walker. Recebeu diversos prémios e bolsas de mérito ao longo da sua formação.
Tem apresentado resultados da sua investigação em conferências nacionais e internacionais e conta com um capítulo no livro The Sound Body: Mapping Musical Embodiment in Training, Performance, Listening and Gestures, editado por Marcello Mazzetti (Turnhout: Brepols, a publicar em 2025). É co-fundador da Linha Temática “Música e Interpretação” do CESEM, que actualmente coordena, e no âmbito da qual tem organizado vários encontros científicos e actividades de divulgação de ciência.
É, desde 2016, professor de piano da Escola de Música do Colégio Moderno.