Dias 26, 27 e 28 de Maio, a Escola de Música do Colégio Moderno irá receber a Prof.ª Catherine Strynckx para um fim-de-semana de masterclasses de violoncelo.
Estarão abertas as inscrições para participantes e para ouvintes, na Escola de Música do Colégio Moderno. Serão aceites até 20 ouvintes por dia.
As inscrições para participantes decorrem até 19 de Maio.
Em breve serão anunciados os horários das atividades de cada dia.
Catherine Strynckx violoncelo
De nacionalidade francesa, Catherine estudou em Paris, Praga e na “Menuhin Academy”.
Marcaram o seu percurso personalidades como M. Strauss, A Lysy, R. Aldulescu, G. Kurtag, Y. Menuhin, N. Magaloff, A. Louvier, R. Latzko, I. Gavrish, B. Pergamentchov.
Catherine Strynckx foi chefe de naipe nas Orquestras francesas e suíças durante 10 anos: na Camarata Lysy (1989-1992) e na “Orchestre des Pays de Savoie” (1993-2000).
Também foi membro da Orquestra Nacional do Porto (2000-2002)
Catherine obteve os primeiros Prémios nos Concursos Internacionais de Caltanisseta, Trapani e foi laureada do Concurso Internacional “Vittorio Gui” de Florença.
Foi membro fundador do “Serenade String Trio”, do grupo de música contemporânea Sirius e do Trio com clarinete “A Piacere”.
Tocou a solo e em grupos de câmara em muitos países: Estados Unidos, Alemanha, Suíça, República Checa, Eslováquia, Portugal, Argentina, Tailândia, Sultanato de Omã, Malta, Quirguistão, Peru, Brasil, França, Holanda…
Catherine Strynckx gravou para a rádios francesa (France Musique), checa, eslovaca, suíça, portuguesa (Antena 2).
Gravou também sete discos, dos quais o Quarteto para o Fim do Tempo, (centenário do nascimento de Olivier Messiaen) e a integral de Lopes-Graça para quarteto e piano com Olga Prats.
Com Violoncelo Barroco trabalhou sobre a direcção de R. Goebel, T. Koopmann, C. Coin e F. Biondi.
Lecionou nos Conservatórios de Besançon e Belfort em França e deu cursos de aperfeiçoamento na Tailândia, Brasil, Suíça, Portugal e Alemanha.
O seu interesse pela música contemporânea levou-a a colaborar regularmente com compositores tendo participado nos projetos da OrquestrUtópica nos últimos anos.
É membro do Stretto Duo com Acordeão (com P.J. Ferreira) e do Quarteto Lopes-Graça, que recebeu o Prémio Autores 2010 para o seu disco “Música Portuguesa para um Quarteto”.
Catherine Strynckx tem uma vasta experiência no ensino do violoncelo e a sua atual atividade pedagógica divide-se entre a Escola Superior de Castelo Branco e a Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa.
Catherine incentiva os alunos a explorarem o vasto domínio da interpretação, descobrindo múltiplas formas de expressar as suas ideias musicais por meio da consciência estilística e do desenvolvimento de recursos sonoros instrumentais.
Catherine Strynckx apresenta-se regularmente em concertos e festivais de música em Portugal e fora.