Miguel Albuquerque nasceu no Barreiro e começou por frequentar o Conservatório Regional de Setúbal onde concluiu o oitavo grau de piano na classe de António Toscano. Prosseguiu os seus estudos na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco onde estudou com Luísa Tender e Jill Lawson. Durante este período teve oportunidade de estudar com Caio Pagano e Paulo Álvares, e participar na masterclass de Fernando Rossano.

Viveu quatro anos na Finlândia onde estudou dois anos em performance do piano na Oulu University of Applied Sciences e um ano em pedagogia de ensino do piano na Tampere University of Applied Sciences. Teve a oportunidade de estudar com Risto Kyrö e participar em masterclasses de Paavali Jumppanen e Jeffrey Cohen. Assistiu a aulas de músicos como Miriam Fried e Soile Isokoski.

Em 2021, termina o mestrado em ensino de música na Escola Superior de Artes Aplicadas, em Castelo Branco.

Miguel Albuquerque trabalhou já com diversos grupos de música de câmara e cantores. Participou como pianista na orquestra Pyynikin Puhaltajat e na Finnish Symphonic Wind Professionals (FSWP).

Paralelamente dedicou-se ao ensino tendo lecionado no Conservatório Regional de Castelo Branco, Conservatório Regional da Covilhã e Conservatório Regional da Guarda.

É, desde 2016, professor de piano da Escola de Música do Colégio Moderno.