Francisco Lima da Silva (1992) é compositor e violinista. Iniciou os seus estudos musicais no Conservatório de Música da Metropolitana na classe de violino da professora Inês Saraiva. Licenciou-se como instrumentista de orquestra na Academia Nacional Superior de Orquestra na classe de violino do professor Aníbal Lima. Teve oportunidade de tocar pelas principais salas nacionais trabalhando com vários maestros, tais como, Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, Emilio Pomàrico, Michael Zilm, Pedro Amaral e César Viana.
Em 2018 começou a estudar composição com César Viana e David del Puerto, em Madrid. Mais tarde foi aceite na Cardiff University (País de Gales), onde finalizou o MA in Arts em composição com Distinção, tendo aulas com Pedro Faria Gomes, Arlene Sierra e Robert Fokkens. Atualmente é doutorando na mesma instituição com a supervisão de Pedro Faria Gomes e Nicholas Jones. Frequentou a pós-graduação em Composição Aplicada na Escola Superior de Música de Lisboa com os professores Luís Náon, Michele Tadini, Rut Schereiner e Alex Waite e a pós-gradução em Música para Filme na Academia Nacional Superior de Orquestra com os professores Nuno Dario, Steve Rothstein, Kate Falk-Flores, Joel Dollie, Conrado Xalabarder e António Rui Ribeiro.
Enquanto compositor já teve oportunidade de colaborar com diversos agrupamentos, tais como a BBC National Orchestra of Wales, Orquestra Académica Metropolitana, Orquestra Académica da Universidade de Lisboa, Riot Ensemble, Trio Oberon, Ensemble MPMP, Ópera do Castelo, Ensemble D’Arcos e Orquestra Metropolitana de Lisboa. A sua peça ‘Derealisation’ foi selecionada para o ‘Compositon Wales 2021’ e foi interpretada pela BBC National Orchestra of Wales sob a direcção do maestro Ryan Bancroft. No 14.º Concurso Internacional de Composição da Póvoa de Varzim venceu o primeiro prémio e o prémio do público com a peça ‘Sonho Lúcido’. No Operafest 23 estreou a sua primeira ópera “Rigor Mortis” com libreto de A. Baião-Pinto. É membro fundador do quarteto Hedera 4TET apresentando-se regularmente por todo o país.
Desde 2021 leciona Análise Musical, Projetos e Violino na Escola de Música do Colégio Moderno e Análise Musical na Academia de Música Amigos das Crianças.