Domingo, 16 de fevereiro, 16h00
Sala Maria Barroso – Colégio Moderno
Laura Young, nascida em Toronto, no Canadá, é uma virtuosa guitarrista clássica a quem foram atribuídos vários prémios internacionais.
Após a sua estreia, foi prontamente reconhecida pela sua capacidade excecional e musicalidade, tendo recebido prémios em concursos internacionais de prestígio como o concurso Andrés Segovia, em Palma de Mallorca e o concurso Jacinto e Inocencio Guerrero, em Madrid.
Cedo viajou para a Europa para prosseguir os seus estudos, e desde então tem estabelecido a sua reputação como uma das melhoras guitarristas clássicas do mundo.
O estilo único de Laura e a filosofia de performance que a distinguem têm levado compositores de várias partes do mundo a comporem obras para a guitarrista.
As suas explorações estilísticas e inovações expressivas estão sempre presentes em concerto e são claras no notável CD que gravou “Laura Young plays Max Reger”. O repertório presente neste álbum é apresentado através das suas complexas transcrições das suites para violoncelo, sonatas para violino e prelúdios e fugas de Max Reger. Esta gravação de 2018 foi premiada com o prestigioso prémio Pasticcio, celebrado por críticos e pelo público pela profundidade e beleza do som que lhe é característico e pela musicalidade aprimorada em cada frase.
Laura é reconhecida pela enorme variedade do seu repertório incluindo obras que lhe foram dedicadas, muitas das quais foram estreadas ou gravadas pela primeira vez por si, entre as quais se destacam obras de Michael Doherty, Sergio Assad, Apostolos Paraskevas, Atanas Ourkouzounov ou Feliu Gasull.
Em música de câmara, Laura fez parte do aclamado Trio de Cologne com os guitarristas Zoran Dukic e Pablo Marquez. Atualmente realiza tours de concertos regulares com a mezzo soprano Frances Pappas, no duo Lagrimosa Belta.
Laura Young é professora na Universidade Mozarteum em Salzburgo desde 2014 e na Escuela Superior de Musica de Cataluña, em Barcelona, desde 2005.
Programa do Concerto*
David Kellner (1670 – 1748)
Fantasia em Ré Maior
Isaac Albeniz (1869 – 1909)
Mallorca
Oliver Hunt (1934 – 2000)
Garuda
Max Reger (1873 – 1916)
Suite n.º 1, op. 131, Sol Maior para violoncelo solo
Prelude – Adagio – Fuga
· · · · · pausa de 15 minutos · · · · ·
Johann Sebastian Bach (1675 – 1750)
Ciaccona em Ré menor, BWV 1004
Golfam Khayam (1982)
Thousand Mirrors
Carlo Domeniconi (1947)
Koyunbaba
Suite for Guitar (op 19)
* Programa sujeito a alteração.