Nos dias 10, 11 e 12 de maio, será ministrada uma masterclasse pela violoncelista Catherine Strynckx, na Escola de Música do Colégio Moderno.

A inscrição deverá ser feita, na secretaria do Colégio Moderno.

ALUNOS EMCM
Participante | 1 x Aula de 30 minutos – 25€
Participante | 1 x Aula de 45 minutos – 40€
Participante | 2 x Aula de 30 minutos – 50€
Participante | 2 x Aula de 45 minutos – 60€
Ouvintes – Inscrição gratuita

ALUNOS EXTERNOS
Participante | 1 x Aula de 30 minutos – 35€
Participante | 1 x Aula de 45 minutos – 50€
Participante | 2 x Aula de 30 minutos – 60€
Participante | 2 x Aula de 45 minutos – 70€
Ouvintes – 10€

Data limite para inscrição: Sexta-feira, 3 de Maio de 2024
Os horários da masterclasse serão divulgados por email, para todos os participantes.

CATHERINE STRYNCKX, violoncelo

Catherine é professora na Escola de Música do Conservatório de Lisboa.

Lecionou nos Conservatórios de Besançon e Belfort em França. Foi professora adjunta na Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco durante 20 anos e orientou inúmeros cursos de violoncelo.

Foi 1.º violoncelo-solo nas Orquestras em França e na Suíça durante 10 anos: na Camarata Lysy (1989-1992) e na “Orchestre des Pays de Savoie” (1993-2000); foi membro da Orquestra Nacional do Porto (2000-2002)

É a violoncelista do Quarteto Lopes-Graça desde a sua criação (com Eliot Lawson, Luís Cunha e Isabel Pimentel), do Stretto Duo (violoncelo e Acordeão com P. J. Ferreira) e do grupo Syrinxello (2 flautas e violoncelo, com K. Rawdon e A. Carrilho).

Catherine apresenta-se regularmente em concertos e festivais e atuou em prestigiadas salas de concerto em muitos países, como: Estados Unidos, Alemanha, Suíça, República Checa, Eslováquia, Argentina, Tailândia, Sultanato de Omã, Malta, Quirguistão, Peru, Brasil, França e Holanda.

Gravou discos, dos quais o Quarteto para o Fim do Tempo, (centenário do nascimento de Messiaen), a integral da música para quarteto de cordas e piano de F. Lopes-Graça e a integral das obras de música de câmara para cordas de J. Braga Santos.

As suas últimas gravações foram os discos, “Escape” do Stretto Duo (violoncelo e acordeão) e “Flutuações” (Flauta e violoncelo), com uma obra para violoncelo solo: “3 poemas e um violoncelo” de A. Victorino de Almeida.

Natural de França, Catherine estudou em Paris, Praga, Basileia e na “Menuhin Academy”.

Personalidades como, M. Strauss, A Lysy, R. Aldulescu, G. Kurtag, Y. Menuhin, N. Magaloff, A. Louvier, R. Latzko, I. Gavrish e B. Pergamentchov marcaram o seu percurso.

Obteve os primeiros Prémios nos Concursos Internacionais de Caltanisseta e de Trapani; foi laureada do Concurso Internacional “Vittorio Gui” de Florença.

É membro fundador do “Serenade String Trio”, do grupo de música contemporânea Sirius e do Trio com clarinete “A Piacere”.

Com o violoncelo barroco, trabalhou sob a direção entre outros de R. Goebel, T. Koopmann, C. Coin e Fabio Biondi

Colaborou com muitos compositores na criação de obras e participou em inúmeros projetos da Orquestra Utópica.

Catherine Strynckx tem uma vasta experiência pedagógica e a sua paixão pelo ensino ajudou a desenvolver uma abordagem instrumental na prevenção de lesões através da consciencialização corporal. Ajuda ainda na autonomia de estudo, estimulando o aluno a explorar e encontrar estratégias metodológicas personalizadas.