Domingo, 9 de março, 16h00
Sala Maria Barroso — Colégio Moderno

Convites disponíveis para todos os alunos e encarregado de educação da Escola de Música.
Entrada livre, limitada à lotação da sala.
Os convites deverão ser levantados presencialmente no Secretariado da Escola de Música, até ao dia 7 de março.

 

Yeol Eum Son

Com um vasto repertório que abrange obras de compositores desde Bach e Mozart até Chtchedrin e Kapustin, a pianista Yeol Eum Son tem sido aclamada por todo o mundo. Muito procurada para recitais, como solista com orquestra e em música de câmara, a profunda perspicácia e a inteligência das suas interpretações têm merecido o aplauso da crítica.

O seu desenvolvimento artístico tem beneficiado de colaborações com importantes maestros, tais como Lorin Maazel, Dimitri Kitaienko, Valery Gergiev, Antonio Pappano, Sir Neville Marriner, entre vários outros. Tem-se apresentado com orquestras internacionais, entre as quais a Orquestra Konzerthaus de Berlim, a Filarmónica de Dresden, a Filarmónica de Oslo, a Sinfónica da Rádio da Finlândia, a Filarmónica da BBC, assim como orquestras americanas e australianas. Dos seus recitais recentes a solo e em música de câmara destacam-se estreias no Festival Internacional de Edimburgo, o Festival Rosendal and Risør de Música de Câmara e no Festival Internacional de Piano de Singapura.

Nascida em 1986 na Coreia do Sul, Yeol Eum Son teve as suas primeiras aulas de piano aos três anos e meio. Foi premiada no Concurso Internacional Tchaikovski para Jovens Músicos em 1997 e venceu o Concurso Internacional de Piano Oberlin dois anos depois. Estudou na Universidade Nacional das Artes da Coreia e continuou a sua aprendizagem com o Professor Arie Vardi na Escola Superior de Música, Teatro e Média de Hannover.

A carreira internacional de Yeol Eum foi impulsionada pela obtenção do Segundo Prémio e Prémio para Melhor Actuação em Música de Câmara no Concurso Van Cliburn de 2009. Reforçou a sua posição como uma das mais talentosas artistas da sua geração no prestigiado Concurso Internacional Tchaikovski de 2011, no qual ganhou a Medalha de Prata e recebeu os prémios para Melhor Actuação de um Concerto de Câmara e para Melhor Actuação da Obra Encomendada.

Para além de uma intensa agenda de concertos, Yeol Eum Son faz regularmente gravações, tendo publicado recentemente pela editora Naïve o seu álbum Love Music com o violinista Svetlin Roussev, assim como as sonatas para piano completas de Mozart. Na sua discografia encontram-se ainda Modern Times, um álbum com obras de Berg, Prokofief, Stravinski e Ravel (Decca, 2016), uma gravação da Fantasia em Dó M, Kreisleriana e Arabesque de Schumann (Onyx 2020) e um disco dedicado aos Oito Estudos de Concerto, a Sonata para Piano n.º 2 e outras composições de Kapustin (Onyx, 2021).