A Escola de Música do Colégio Moderno

Como nasce o projeto

Fundada em Outubro de 2012 e situada junto à Alameda da Universidade de Lisboa, a Escola de Música do Colégio Moderno deu corpo a um sonho antigo da direção do Colégio.

A Escola de Música do Colégio Moderno é dirigida pela Prof. Inês Saraiva, e conta com um leque de professores de reconhecida qualidade. Os instrumentos lecionados são o violino, a viola d’arco, o violoncelo e o piano, tendo este último como coordenadora a pedagoga e pianista Jill Lawson.

Nos seus anos de existência, a Escola de Música do Colégio Moderno tornou-se já uma importante referência, tendo trazido a Portugal alguns solistas de renome internacional, como os pianistas Iddo Bar-Shai, Lev Vinocur, Tomohiro Hatta, Mariana Gurkova, a violetista Natalia Tchitch, os violinistas Ilya Grubert, Daniel Garlitsky, Mariana Todorova, Gwendolyn Masin, Eliot Lawson, Alissa Margulis, os violoncelistas Catherine Strynckx, Pavel Gomziakov, entre outros, para concertos com os seus alunos e também workshops e masterclasses.

A Escola de Música desenvolve e participa, ao longo do ano, numa série de atividades culturais, dentro e fora do país e do espaço da Escola, dos quais destacamos o concerto anual – Concerto Solidário – no Teatro Nacional de São Carlos; a participação nos Dias e nos Mini-Dias da Música, no Centro Cultural de Belém; os concertos no Palácio Nacional da Ajuda, na Sé de Lisboa, na Basílica da Estrela, no Panteão Nacional, na Igreja de São Roque, na Igreja de Santa Maria de Belém – Mosteiro dos Jerónimos, no Teatro Municipal de São Luiz, na Assembleia da República e na Fundação  Calouste Gulbenkian. Os alunos participaram também em tournées em Itália, França e Estados Unidos

Dos 50 alunos iniciais, que acompanharam os professores na sua transição, aos atuais cerca de 300, foi um pequeno salto apenas.  Embora a maioria frequente também o Colégio Moderno, a Escola de Música é uma instituição autónoma, aberta ao exterior, e o número de alunos oriundo de outras escolas não para de crescer.

 

Missão e estrutura curricular

Apesar de não ter a pretensão de que todos os seus alunos sejam mais tarde instrumentistas profissionais, a Escola de Música do Colégio Moderno tem como missão e dever prepará-los para essa eventualidade.

A escola está aberta a crianças a partir dos três anos e não tem limite de idade de frequência. A estrutura curricular acompanha as idades dos alunos dos vários graus de ensino oficial. Não obstante, qualquer pessoa pode candidatar-se, sendo encaminhada para o grau que mais se lhe adequa.

O curso obedece a um formato e conteúdos definidos pela Escola.

A estrutura do Curso de Música divide-se em três grandes blocos:

  • o curso preparatório que corresponde ao pré-escolar e é frequentado por alunos entre os três e os seis anos. O seu currículo prevê uma aula individual de uma hora semanal de instrumento acrescida, no caso dos alunos de cordas, numa aula quinzenal de conjunto, sempre ao sábado, de manhã.
  • o curso de iniciação que decorre em paralelo com o ensino básico e se destina a um grupo etário composto, na sua maioria, por alunos entre os seis e os dez anos de idade. A estrutura curricular deste módulo inclui uma hora de instrumento individual por semana, acrescida agora de uma hora de coro e outra de iniciação musical – solfejo –, também semanal.  Mantém-se a aula quinzenal de conjunto para os alunos de cordas.
  • o curso geral e complementar que abrange alunos do segundo ciclo ao final do secundário, com idades compreendidas entre os dez e os dezoito anos.

O curso geral compreende os cinco primeiros anos – para alunos entre os dez e os quinze anos de idade. Do horário consta uma hora de instrumento semanal e outra de coro, para além de hora e meia de formação musical, uma vertente mais avançada do solfejo. O horário dos alunos de cordas prevê ainda duas horas semanais de orquestra e duas outras de conjunto.

O curso complementar é de todos o mais exigente. Destina-se aos alunos dos três últimos anos, com idades compreendidas entre os quinze e os dezoito. Fazem parte da sua estrutura curricular semanal, uma hora de instrumento, hora e meia de formação musical, hora e meia de música de câmara, hora e meia de análise musical e hora e meia de história da música.

A Escola de Música atribui um diploma de frequência a todos os alunos que completem os vários graus de ensino.

 

Concertos, projetos e workshops

Para lá das muitas audições programadas ao longo do ano que permitem que todos os alunos se apresentem ao público, independentemente do grau de ensino que frequentem, a Escola de Música do Colégio Moderno desenvolve e participa em toda uma série de atividades culturais entre as quais as várias audições ao longo do ano, dentro do espaço da Escola, e os concertos entre os quais destacamos:

  • O concerto anual no Teatro Nacional de São Carlos;
  • A participação nos Dias e nos Mini-Dias da Música, no Centro Cultural de Belém;
  • Os concertos no Palácio Nacional da Ajuda, na Sé de Lisboa, na Basílica da Estrela e no Panteão Nacional;
  • Masterclasses;
  • Tournées.

Colégio Moderno’s Music School

The birth of this project

Founded in October 2012, located next to the Alameda da Universidade de Lisboa, the Colégio Moderno Music School embodies an ancient dream of the school´s board.

The Music School is run by Professor Inês Saraiva and by Maestro César Viana, two major references in the Portuguese music scene and has a faculty that includes many highly regarded teachers, as well as the music teachers at the Colégio.

Initially geared towards the teaching of string instruments – violin, viola, cello – they would include piano lessons under the coordination of pianist Jill Lawson.

From the first 50 pupils, who transitioned with the teachers, to the current 300, it was just a small step. Most children attend the Colégio Moderno, but the Colégio Moderno Music School is an independent body, open to outside pupils, and this number keeps growing.

 

Mission and syllabus

Not all pupils will grow up to be professional musicians, but the goal of the Music School of the Colégio Moderno is to prepare them for that possibility.

The school is open to children from age 3, and there is no maximum attendance age. The syllabus is built to follow the pupils’ ages in the varying steps of the official education system. However, anyone may apply and be directed to the fitting level.

The course follows a format and contents defined by the school.

The structure of the Music Course is divided into three main blocks:

  • The preparatory course – is equivalent to the preschool for children aged 3 to 6. They have one individual one-hour lesson per week and, for pupils learning string instruments, a biweekly ensemble lesson, always on Saturday morning.
  • The initiation course – runs parallel to primary education and is geared toward students usually aged 6 to 10. They have one individual one-hour lesson per week and, now, an additional hour of choir and another of musical initiation – solfeggio – each week.  The biweekly ensemble lesson for string instruments still applies.
  • The general and complementary course for children in secondary education aged 10 to 18.

The general course for the first five years – for pupils aged 10 to 15. They have one hour of instrument and another of choir as well as 90 minutes of musical training, a more advanced version of solfeggio. String-instrument pupils have a further two hours of orchestra and another two of ensemble each week.

The complementary course is the most demanding one. For the pupils in the final three years, aged 15 to 18. They have one hour of instrument, 90 minutes of musical training, 90 minutes of chamber music, 90 minutes of musical analysis and 90 minutes of music history.

The Music School issues a diploma to all pupils who finish each degree.

 

Concerts, projects and workshops

As well as the many auditions throughout the year that allow the pupils to showcase their talents to the public, regardless of their level, the Colégio Moderno Music School develops and takes part in several cultural activities, including several auditions inside the school and some concerts, including:

  • The annual concert at the Teatro Nacional de São Carlos;
  • Taking part in Dias da Música em Belém, at the Centro Cultural de Belém;
  • Concerts at the Palácio Nacional da Ajuda, the Sé de Lisboa, the Basílica da Estrela and the Panteão Nacional;
  • Masterclasses;